quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Guelra "RUI(N)DO" # Arte Total


.
Guelra RUI(N)DO # Arte Total - Companhia de Dança
um projeto de Valentina Parravicini
Fernando Ramalho
Play Bleu





.
Valentina Parravicini
criação e interpretação  É bailarina e criadora na área da dança. Natural de Itália, formou-se em dança clássica e  contempôranea em Milão. Entre 2007 e 2010 trabalha como intérprete em vários projetos de  dança e performance de Bruno Catalano, Andrea Buckley e Tino Sehgal, entre outros.  Desde 2009 vive em Lisboa, acompanhando o trabalho do c.e.m. - centro em movimento,  onde frequenta a Formação Intensiva Acompanhada na temporada 2009/10 e integra a equipa  artística a partir de 2010. Participa nas atividades de formação, organiza o Espaço  Experimental, faz parte da equipa de orientadores, colabora na criação dos Festivais Pedras e  apresenta as suas criações, entre as quais destaca IN, a partir de uma pesquisa com o  fotografo Cristiano Christillin, Tocar, dueto com o guitarrista Miguel Pyrrait, Solo Alvo, a partir  de uma proposta de Sofia Neuparth e Enquanto as nuvens passam o céu continua.   Colabora ainda com Peter Michael Dietz, Ainhoa Vidal, com o artista plástico Thierry Simões,  com a Arte Total de Braga no projecto Guelra – Laboratório de transcrição coreográfica.  O interesse pela imagem traduz-se nas colaborações com Renata Ferraz e Tânia Moreira David  na criação dos trabalhos de vídeo-dança Corpo sem órgãos e Casa, corpo sem fim, na  publicação de um ensaio fotografico no livro Cidade Desassossegada e na participação na  exposição Criar um chão, no foyer do Teatro Nacional Dona Maria II (Pedras'15). 

Fernando Ramalho
criação e composição musical  É músico, autor e produtor musical. Integra os grupos musicais seBENTA (2004-2010) e Blaze  & the stars (desde 2012), com os quais edita vários álbuns. Desenvolve vários projectos  ligados à música, entre os quais a criação da banda sonora da curta-metragem Poema –  Lembrar Mário Cesariny (2007), de Diogo Varela Silva, a colaboração, em 2013, com o poeta  Miguel Cardoso na produção de À barbárie seguem‐se os estendais, cruzamento de leitura de  poesia e música, e a colaboração, em 2014, com Salomé Coelho na produção de Spectre, peça  sonora seleccionada para o festival Black & White 2014, no Porto. Desde Setembro de 2014  dedica-se ao projecto musical Berlau, no qual convergem vários interesses que ligam a música  a outros campos de reflexão. É autor de diversos artigos em publicações como Le Monde  diplomatique – edição portuguesa ou revista Imprópria, sobre a temática da música pop e as  suas incidências históricas, políticas e sociais. É membro da Associação Unipop desde 2008. 

Play Bleu
criação vídeo, documentação fotográfica e vídeo  É designer, fotografo e video-maker. Após a formação em multimédia na Escola Profissional de  Braga (1996), frequenta o curso de fotografia na Escola Artística em Vila Nova de Cerveira  (1999) e o curso de multimédia na Escola Artística e profissional Árvore no Porto (2005).  Trabalha em design e publicidade, tal como em projetos individuais, divulgados através do  blogue Play Bleu. Desde 2012 desenvolve trabalhos em parceria com a Escola Arte Total, em  Braga, colaborando com vários coreógrafos (entre os quais Maria Inés Villasmil, Valentina  Parravicini, Peter Micahel Dietz, Romulus Neagu, Paulo Henrique) no âmbito do projecto  Guelra. A partir destas colaborações nasceram outros projectos, tais como o trabalho realizado  com Paulo Henrique em Paris, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões e  Casa de Portugal em Paris, no ano de 2014 e o vídeo Tão longe, tão perto, vencedor do prémio  Criatividade/Shair, no festival Fast Forward em Braga no final de 2014.



Sem comentários:

Enviar um comentário