segunda-feira, 28 de março de 2011

Tutorial de Photoshop . Texturas em Fotos.


Para começar você precisa de :
- Texturas, que podem ser fotos feitas por você mesmo, em boa qualidade. Pode procurar por aí, no seu quintal, na rua, um piso de concreto, um muro, uma parede velha e rachada, areia, pintura, etc. Você vai encontrar boas texturas em todo lugar. è inclusive um bom exercício para treinar o olho, procurando padrões, curvas, sujeiras, rachaduras, etc, que podem deixar uma foto mais bonita.
- Photoshop e um conhecimento básico de layers.
- Uma foto que talvez fique melhor com a textura. Elas não funcionam com todas as fotos, portanto tente achar um motivo, e uma boa foto, para usá-las, se é que isso existe. Lembre que as texturas não vão melhorar uma foto ruim.
Na imagem abaixo está descrito o processo. O básico é colocar a textura em um layer, acima da foto, e mexer nos blend modes, eu sempre usava muito o Overlay, SofLight, Multiply. Após ajustar o blend mode, regule a opacidade dele para ajustar a intensidade do efeito.

Obs.
- Se as texturas tiverem cor, isso afetará as fotos. Você pode tirar proveito disso, ou tirar completamente a cor das texturas com o comando desaturate (MENU >> Image >> Adjusdments >> Desaturate).
- Para dar um tom de cor geral na foto, crie um layer vazio (MENU >> Layer >> New layer) e pinte com uma cor sólida, depois use os blends e a opacidade para ajustar o efeito. Para vizualizar a janela dos layers vá em (MENU >> Window >> Layers) ou F7
- Você pode apagar partes do layer onde a textura está, evitando assim situações onde a textura fica exagerada em cima dos rostos, pele, etc, das pessoas na foto.
- Eu costumava sempre pintar áreas da foto com uma cor retirada da própria foto. Isso gera áreas mais planas, sem muito detalhe, e faz com que a textura se misture mais com a foto, deixando uma sensação de pintura. Você deve pintar com um “brush” suave, bem esfumaçado.
- Você pode também deixar áreas da foto desfocadas, isso ajuda a dar um sensação de “coisa antiga” e mistura melhor a textura com a imagem. Eu sempre uso uma seleção comum, bem orgânica, na região onde quero borrar. Depois uso o feather (MENU >> Selection >> Feather -a intensidade varia de acordo com a resolução, faça testes) para suavizar as bordas da seleção, e então aplico o Lens Blur (MENU >> Filter >> Blur >> Lens Blur – teste os parâmetros).




Sem comentários:

Enviar um comentário